Coluna: Mulheres comuns, chamados extraordinários – A Importância de nos reunirmos à mesa

A coluna “Mulheres comuns, chamados extraordinários”, é um espaço para que mulheres comuns – como eu e você – , possam escrever sobre como Deus nos chama para cuidarmos do ordinário, através de sua graça extraordinária. É no dia a dia que ele nos molda e nos capacita.

Hoje a nossa convidada é a Fernanda Matos Vieira, cristã, esposa, mãe, formada em enfermagem e epidemiologista. Ela demonstra o amor e o cuidado de Deus através do carinho à mesa, reunindo a família com boa comida, conversas amorosas e capricho em cada detalhe. 

O tema que vou abordar é um assunto que eu amo e que estou muito feliz em compartilhar aqui com vocês, que é a experiência da mesa.

Na Bíblia há relatos que se referem a mesa desde o velho testamento. Em Êxodo 25-23, Deus entregou a Moisés instruções bem detalhadas sobre o mobiliário a ser colocado no tabernáculo, o primeiro lugar de reunião do seu povo, fazendo da mesa um lugar de propósitos.

Em várias passagens das Escrituras, muitos acontecimentos eram ao redor da mesa. Nos Evangelhos, temos o Senhor Jesus diversas vezes assentado à mesa e discutindo assuntos do Reino de Deus.

Hoje em dia nossa vida está tão corrida, que estamos perdendo hábitos importantes. Estar com a família ao redor da mesa é um deles e, por muitas vezes, temos negligenciado esse princípio. Mas o que exatamente é negligência? Negligência é agir com desleixo , falta de cuidado ou até mesmo ignorar uma coisa ou situação.

Precisamos resgatar esse princípio que foi perdido ao longo dos anos. Toda mudança de hábito, exige disciplina e reconhecimento de pequenas falhas que precisamos melhorar. Está cada vez mais difícil organizarmos nosso tempo para esse momento de refeição em família. Diversos fatores que contribuem para que isso aconteça: a maioria das mulheres trabalha fora, as crianças estão assumindo muitas atividades, várias delas com uma rotina corrida como a de um adulto, homens que não têm uma rotina no trabalho, o que prejudica o seu tempo em família.

Além disso, com o aumento da tecnologia e as redes sociais, não deixamos mais o trabalho quando o expediente acaba, mas estamos constantemente ligados em um aparelho, resolvendo assuntos no meio de uma conversa com os filhos.

Resumindo: não temos tempo para comermos juntos. Talvez até exista o hábito de todos se sentarem a mesa, mas, com as já tradicionais garfadas intercaladas com olhares no celular. E já foi a época também que isso era apenas comportamento de adolescentes, estamos todos, pais e filhos, mesmo os mais novos, envolvidos nessa corrida contra as horas e mergulhados no mundo virtual.

Precisamos organizar nosso tempo e o segredo para o sucesso é priorizar. Será que temos priorizado nossa família? É necessário estabelecermos as prioridades como:

– Deus

– Família (marido, filhos, pais)

– Trabalho

– Igreja

Os cristãos precisam retomar a preocupação com os seus lares, cuidando com zelo de suas famílias. Quando vai alguém na nossa casa, nós arrumamos a mesa, preparamos uma boa comida, separamos o nosso melhor, e porque para nossa família tem que ser de qualquer jeito?

Os cristãos precisam retomar a preocupação com os seus lares, cuidando com zelo de suas famílias

É tempo de arrumar a mesa. Todas as vezes que preparamos o ambiente. estamos criando memórias afetivas e construindo relacionamentos profundos. Pense nos detalhes, isso gera acolhimento, lugar de escuta, intimidade, sinceridade. Quando nos alimentamos ao redor da mesa, geramos comunhão, olho no olho. Enquanto alimentamos nosso corpo, nossas emoções são curadas. Quando oramos com gratidão a Deus pelo alimento, nutrimos também a nossa alma, porque o Pão da presenca se faz presente: Jesus.

Peça ajuda ao Espirito Santo. Faça da mesa como Jesus fez, nada do que ele fez foi sem querer, tudo foi proposital, pensado, planejado. Quando se assentou na mesa com os 12 discípulos, antes de sua morte , ele estava preparando o coração deles, ensinando e partindo o pão. Ele nos ensinou que a mesa é lugar de cura e transmissão de valores.

Que você possa, à partir de hoje, fazer da mesa esse lugar de cura, de acolhimento de amor e união.

“Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a Glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31

No amor de Cristo,

 

Fernanda Matos Vieira – @mesapostahojesim

Gostou desse post?

Compartilhe no Facebook
Envie para seus amigos

4 respostas em “Coluna: Mulheres comuns, chamados extraordinários – A Importância de nos reunirmos à mesa”

Colocar a mesa é arte feita com a parte mais bonita do coração.
Ótimo tema abordado … que possa servir de inspiração para várias pessoas. Parabéns pelo conteúdo.

Maravilhoso texto e muito necessário para esse tempo. Louvado seja Deus por mulheres inspiradas pelo Espírito Santo

Texto lindo e verdadeiro, parabéns Fernanda e obrigada por deixar Deus te usar…A mesa é realmente um lugar de comunhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *