Conhecimento que Transforma – EBD

Em 1780 um jornalista chamado Robert Raikes deu início a um trabalho com crianças, na Inglaterra, que mais tarde ficou conhecido como a Escola Dominical.

Contudo, foi somente em 1855 que a Escola Bíblica Dominical (EBD) surgiu no Brasil, desde então as igrejas evangélicas têm adotado o modelo a fim de ensinar aos fiéis a importância do compromisso com Cristo e seu Evangelho.

Inicialmente a EBD era apenas para as crianças, com o tempo foi estendida também aos adultos e ainda hoje vigora na maior parte das igrejas evangélicas.

O ensino dado pela EBD oferece aos membros das igrejas a possibilidade de aprender mais a respeito de Deus por meio do estudo das Sagradas Escrituras.

Porém, infelizmente, nem todos reconhecem o valor desses estudos. Atualmente uma parcela significativa do público que frequenta a escola dominical é composto por mulheres e é possível, sem dúvida alguma, afirmar que a presença delas na EBD é um ganho enorme, não somente para elas como também para as suas famílias, pois o conhecimento da Palavra de Deus gera temor e concede sabedoria aos homens, como está escrito em Salmos 111:10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

É em um relacionamento redentor e de reverência com Deus que é possível encontrar o único fundamento adequado para se obter conhecimento e sabedoria espiritual.

MULHERES DA PALAVRA, ENSINAM A VERDADE.

Foi exatamente pelo fato de uma mulher possuir um relacionamento assim com Deus que foi escrito um dos textos mais conhecidos da Bíblia que está em Provérbios 31.

O texto bíblico de Provérbios 31 trata-se dos ensinamentos de uma mãe piedosa e temente a Deus ao seu filho, o rei Lemuel.

Ao ler o texto é possível ver a paixão séria do coração de uma mãe, o conhecimento e reverência que essa mulher tinha a respeito de Deus, levaram-na a dar orientações crucias para a vida e o governo do seu filho.

Na primeira parte do texto ela o orienta a exercer o governo de seu reinado com santidade, sobriedade, compaixão, a fugir dos vícios, da imoralidade, das indulgências, de regras injustas e a não ser indiferente aos necessitados. Ela instruiu seu filho a se tornar um rei virtuoso e a transmitir a compaixão de Deus, um Deus que ela conhecia de perto e buscava estar sempre em sua presença.

Na segunda parte do texto bíblico a mãe aconselha o filho a buscar a chamada “mulher talentosa”, aquela que existe, mas que é muito difícil de ser encontrada. A passagem sugere que, como mãe, ela orava pela vida da futura esposa de seu filho.

“o conhecimento e reverência que essa mulher tinha a respeito de Deus, levaram-na a dar orientações crucias para a vida e o governo do seu filho.”

A mulher talentosa é retratada como sendo uma mulher competente que exerce a responsabilidade da provisão de comida e roupa para casa, alguém que se envolve na administração das finanças e dos negócios fora da casa, uma mulher que se preocupa com os necessitados e exerce um sábio ministério de ensino aos filhos lado a lado com o esposo. Ela honra o seu marido e ele a louva dizendo: “Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas elas.”

As palavras usadas para descrever a mulher talentosa demonstram o caráter da mulher que teme o Senhor.

“O respeito e a honra que a mulher obtém do seu marido, filhos e das pessoas da comunidade mais ampla, deve-se sobretudo ao fato de que sua lealdade a Deus está na base dessa sua vida tão produtiva.” D.A. Carson

Com certeza há outros aspectos da visão que as Escrituras possuem da mulher, porém todos partem da primícia de que é necessário conhecer a Deus para se obter sabedoria e viver uma vida de temor e reverência a ele.

A mãe do rei finaliza dizendo que “Enganosa é a graça, e vã é a formosura, mas a mulher que teme o SENHOR, essa será louvada.”

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA

A EBD é um instrumento de ensino para todas as mulheres que buscam ter o caráter de Cristo e sabedoria para serem conselheiras, ajudadoras, boas esposas e mães.

Os estudos são para as mulheres que desejam aprender a viver a vida diária e seus conflitos, para aquelas que assim como a mãe do rei Lemuel, desejam crescer espiritualmente e conhecer mais do nosso Deus e a obra redentora do seu filho, Cristo Jesus, o Salvador.

A Escola Bíblica Dominical auxilia na compreensão da vontade de Deus para nossas vidas, de modo que Ele seja sempre glorificado e o evangelho de Cristo promulgado.

Tulipas para vocês!

 Mel Barbosa (@melrbarbosa) é a líder da EBD da @igrejabatistadojaragua

Gostou desse post?

Compartilhe no Facebook
Envie para seus amigos

Uma resposta em “Conhecimento que Transforma – EBD”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *