A Bíblia não é um livro sobre você

A Bíblia não é um livro sobre você!!

Ela também não é um manual de instruções ou um algo místico para você abrir e tirar a sorte do dia…

A bíblia é um livro sobre Deus! E você precisa saber disso para seguir em frente, para ler cada página da forma correta.

Quando você acredita que a Bíblia seja um livro sobre você ou que sirva para te ensinar a como viver, para te garantir o quanto você é amada, maravilhosa e perdoada… você não está entendendo o propósito dela.

Eu sei que a nossa vontade é de que ela responda quem nós somos ou o que devemos fazer. Isso tornaria tudo mais fácil! Seria apenas seguir passos, né?!

Mas você precisa entender, que as nossas inseguranças e medos nunca irão desaparecer pelo conhecimento de quem nós somos. Isso só é possível pelo conhecimento de quem Deus é! E aí sim, na revelação de quem Ele é, nós poderemos descobrir algo sobre nós.

O que nós não podemos, é inverter esse processo e tentarmos nos descobrir primeiro.

Entenda, que a Bíblia fala sim quem nós somos, mas quando quando fala sobre quem nós somos ou o que devemos fazer, ela faz isso através das lentes de quem Deus é.

Deixa eu te dar um exemplo:

Quando a Palavra nos diz que Deus é misericordioso, você passa a olhar para si mesma e percebe o quanto falta misericórdia em você… Quando você lê que Deus é justo, você percebe o quanto é injusta… Se você vê o quanto Deus é verdadeiro, você reflete sobre a falta de verdade que há no seu coração.

Entende? Diante Dele, e compreendendo quem Ele é, percebemos quem nós somos de fato. Contemplar esse Deus santo e maravilhoso, revela o quanto somos pecadoras e o quanto necessitamos dele. E é dessa forma que chegamos ao arrependimento. E nos arrependendo, mergulhamos cada vez mais no amor de Deus, e nos conformamos à imagem de Cristo.

“Diante Dele, e compreendendo quem Ele é, percebemos quem nós somos de fato.”

Por isso, é super necessário ler a Escritura Sagrada buscando conhecer esse Deus maravilhoso. Se buscarmos meramente a nossa identidade, sem primeiro buscar a identidade de Deus, estaremos lendo a Bíblia de uma forma muito rasa.

Um bom estudo da Escritura transforma nossos corações quando colocamos Deus no centro da história!

A Bíblia nos fala acerca do Reino e do governo de Deus. Essa é a história principal da Bíblia e o propósito pelo qual ela foi escrita. Através das histórias menores contadas ao longo dos 66 livros que a compõem, nós temos uma grande história sendo contada.

Por isso é importante termos clareza a respeito disso, ou teremos dificuldade em encontrar continuidade entre o Deus do antigo testamento e o Deus do novo testamento.

Além disso, nosso aprendizado ficará prejudicado, pois não conseguiremos conectar e compreender as doutrinas. Por falar em doutrinas, doutrina são os ensinos contidos na Palavra de Deus. E quando falamos de doutrina, faz toda a diferença parar de enxergar a bíblia como um manual.

O evangelho não se trata de boas intruções, boas ideias ou boas técnicas. O evangelho tras as boas novas, não boas instruções. Ele anuncia o novo de Deus em nossas vidas, o que Ele tem realizado ao longo da história por nós e pela nossa salvação. Deus não apenas nos promete e realiza um futuro particular, como também nos explica as implicações disso.

Quando lemos os evangelhos por exemplo, vemos uma narrativa que nos mostra não apenas Jesus sendo crucificado e ressuscitado, mas que Ele foi “entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” (Romanos 4.25)

Podemos ver um lindo diálogo através das escrituras, em que Deus se comunica a nós, nos dizendo o que está pronto para fazer, ele faz e nos diz o que Ele fez. Os ensinos da Palavra não apontam apenas para o passado, mas para o agora e para o futuro.

E á medida que conhecemos a história da Bíblia, passamos a fazer parte dela como personagens desse enredo em andamento. É nesse processo de aprendizagem que somos chamadas de discípulas – que significa estudante, aprendiz.

Se você pensar por exemplo na sua vida escolar, você não começou no maternal a elaborar textos dissertativos grandes e complexos. Você aprendeu o bê a bá e foi caminhando devagar, assimilando, repetindo, gravando palavras, frases, até ser capaz de escrever um texto mais elaborado.

No nosso crescimento e discipulado cristãos também passamos por isso. Somos apresentadas a palavras como Deus, redenção, justificação, escatologia, trindade…

E aos poucos essa linguagem faz tanto sentido para nós, que passamos a elaborar perguntas importantes, levamos dúvidas às pessoas e desejamos que essas respostas nos deem razões para a fé que professamos.

Então começamos a relacionar as várias doutrinas, os vários ensinos, uns com os outros, ordenando num sistema de verdades. É assim que nós passamos a conhecer aquilo que cremos e por quê cremos!

É no momento em que a doutrina é entendida no contexto dessa maravilhosa narrativa, que nos vemos apaixonadas pela graça de Deus em Jesus, nos rendendo ao louvor e glorificando o nome de Deus!

A sã doutrina, a doutrina verdadeira, se torna um combustível para a nossa adoração!!

Então, entender a história da Bíblia, o propósito dela, conhecer a narrativa dessa grande história principal, nos ajuda a conectar as doutrinas e nos ajuda a viver de fato os ensinos da Palavra.

Assim, poderemos ser moldadas segundo o caráter de Deus, o que refletirá nas nossas ações, nos nossos relacionamentos, no nosso falar… enfim, em tudo o que somos.

E eu quero finalizar te convidando a uma reflexão:

Como você tem lido Bíblia? Para procurar respostas? Para ver a sorte do dia? Buscando a si mesma antes de buscar a Deus? Você entende a História principal da Bíblia? Consegue ver cada livro apontando para Jesus?

Acho que vamos precisar falar um pouquinho sobre esse fio condutor que liga todas as histórias da Bíblia né?! Aguarde!!

Eu oro para que você possa ter uma visão correta da escritura e para que possa buscar a Deus antes de buscar a si mesma. Oro também para que o Senhor possa despertar em você um grande amor pela Sua Palavra.

 

Deus nos abençoe nessa jornada!

Gostou desse post?

Compartilhe no Facebook
Envie para seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *