Para muitos cristãos, a palavra teologia causa arrepios.
Não só teologia, mas doutrina também.
Parece que há no senso comum, uma divisão entre o saber e o viver, entre estudo e fé, um divisionismo que tem matado muitos crentes ao longo da vida, porque separaram uma parte preciosa da vida cristã que é o estudo de Deus.
Estudo de Deus, é exatamente o que é a teologia. E doutrina são os ensinos.
Mas esse estudo de Deus não é um simples estudo como fazemos com qualquer coisa terrena….
Quando vamos estudar algo ou alguém. Quando tomamos um objeto de estudo, nos debruçamos sobre ele, para investiga-lo, para descobrir detalhes e desvendar mistérios.
Quando estudamos Deus, não nos debruçamos sobre Ele. Ele é muito maior do que nós e está muito além de nós.
Nós continuamos debaixo dele como criaturas e é Ele quem se revela, é Ele quem nos mostra o que devemos saber a respeito dele. É Deus quem tira o véu e nos permite conhece-lo.
Podemos saber algo sobre Deus por meio de sua auto-revelação.
Deus é autoexistente, é um ser pessoal que se comunica e se torna acessível.
Ele deixou e deixa marcas na história, e se torna conhecido por nós através de proposições revelacionais que estão registradas na Escritura.
Essa, sim, é o objeto da investigação do homem.
O homem estuda Deus mediante aquilo que Deus revela de si mesmo. Portanto, a teologia deve ser entendida como a “ciência da revelação” ou a “ciência da Escritura”.
Nos debruçamos não sobre Deus, mas sobre as Escrituras, que é onde encontramos a revelação de quem Ele é.
Então, não se estuda cientificamente a Teologia como se estuda Matemática e português, que usamos fórmulas e modelos.
O Deus da Escritura Sagrada não é um ser impessoal, ou uma “Força Cósmica” para todas as coisas, mas é um Deus maravilhosamente pessoal.
E por esse motivo, porque Deus é pessoal, nós devemos procurar conhece-lo como procuramos conhecer uma pessoa.
Pessoas são conhecidas mediante um relacionamento.
E nesse intuito de se relacionarem, elas precisam de se comunicar, e essa comunicação deve ser entendida pela outra parte. A pessoa que recebe a comunicação, precisa responder com certa confiança.
Confiar é um meio para conhecer alguém. Você consegue se relacionar de forma íntima quando confia no outro.Na teologia essa confiança é a fé.
Em Hebreus 11 temos uma demonstração disso.No verso 1 diz :
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Sem fé não podemos crer nas coisas que não se veem, sem fé não podemos conhecer a Deus. Não há possibilidade de se ter qualquer conhecimento real sobre Ele, sem que se creia no que Ele diz.
E essa é uma verdade para todos os nossos relacionamentos pessoais também. Se não confiamos no que as pessoas nos dizem, não nos relacionamos intimamente com elas, e assim, não as conhecemos de fato.
Portanto é preciso crer no que Deus diz, para poder conhece-lo.Uma pessoa que não crê, por exemplo, pode saber coisas sobre Deus, por ouvir falar dele, mas isso não quer dizer que ela O conheça.
Porque um dos dois requisitos para que ela conheça a Deus, não está funcionando: ela não crê. Ela pode ouvir, mas não crê e por isso não O conhece. O conhecimento real implica comunicação e uma resposta de fé.
Reflita: você crê no Deus das Escrituras? Você tem buscado conhece-lo através das Escrituras? Ter um diálogo com ele?
Eu espero que sim.
Deus abençoe a sua vida. A minha oração é para que você possa crer em Deus e ama-lo de todo o seu coração, alma, força e entendimento. Que o Senhor possa tocar cada uma de nós e que possamos viver para o louvor da Sua gloria! Em nome de Jesus.